| |
Breves (alimentos
de origem animal)
Alimentação
e osteoporose
- Países
com o maior número de consumidores de lacticínios:
Finlândia, Suécia, EUA e Inglaterra.
Países com o maior índice de osteoporose:
Finlândia, Suécia, EUA e Inglaterra.
- A
fratura do fêmur é nove vezes mais freqüente entre os negros
que vivem nos EUA
do que entre os negros que vivem na África do Sul.
- Na
China rural, a população consome apenas metade do cálcio consumido
pela população nos EUA.
Entretanto, na população dos EUA, ocorrem 5 vezes mais fraturas
do que na China rural.
- Os
alimentos cujo consumo provocam a maior perda de cálcio,
através
da urina, são a
proteína animal e o café.
(John
Robbins,
The Food Revolution)
Descoberta
importante para a esclerose múltipla
Cientistas canadenses comprovaram que há uma forte relação entre
a esclerose múltipla e o consumo de leite. Nos países onde não
existe, ou quase não existe o consumo de leite, a população não é atingida
por essa doença, enquanto nos países onde existe o consumo de
leite, a população é muito atingida. Na Noruega, a esclerose
múltipla não é encontrada nas regiões costeiras, que vivem da
pesca, mas sim nas regiões onde as fazendas produzem leite.
Uma
interessante pesquisa americana acompanhou 47.331 homens
e 88.563 mulheres de 1980 a 1998. 210 homens e 184 mulheres
foram afetados pelo Mal de Parkinson. Constatou-se uma correlação
entre o consumo de lacticínios e a incidência da doença - mas
apenas nos homens. Outros fatores entram, portanto, em jogo
e outras pesquisas são necessárias para determiná-los. Entretanto,
essa pesquisa mostra que um fator alimentício facilita a
incidência em certos grupos da população.
Na
realidade, nos países industrializados, as proteínas do leite
de vaca são, muitas vezes, as primeiras proteínas estranhas que
chegam ao intestino do recém-nascido. A reação imunitária pode
causar uma doença auto-imune que, mais tarde, será um dos fatores-chave
no aparecimento de diabete ou de esclerose múltipla. Encontram-se
anticorpos contra a caseína bovina com muito mais freqüência
no sangue dos doentes afetados pela esclerose múltipla do que
nos indivíduos sãos.
É pouco
provável que essa informação importante seja divulgada pela grande
imprensa, em virtude da pressão da indústria do leite, cuja publicidade
apresenta esse alimento como perfeito para a saúde, ao manter
o público na ilusão por razões comerciais. O lucro passa na frente
da saúde e da verdade!
(Santé Nouvelles, fevereiro de 2003) |
O culpado é o açúcar?
O
Dr. James Anderson, professor de medicina e nutrição na Faculdade
de Medicina da Universidade de Kentucky e uma autoridade muito
respeitada no campo da diabete, avaliou o efeito da alimentação
sobre os níveis de açúcar no sangue. Assim como outros antes dele,
o Dr. Anderson conseguiu transformar rapazes esbeltos e saudáveis
em portadores de diabete moderada, em menos de duas semanas, através
de uma alimentação contendo 65% de gordura. Um grupo semelhante,
recebendo uma alimentação com apenas 10% de gordura e meio quilo
de açúcar por dia, não produziu um único diabético após 11 semanas,
quando a experiência terminou.
(Health Power, Review and Herald Publising, 2000)
Óleo de peixe
não reduz o risco de enfarte
Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard mostrou que
os homens que mais comem peixe acabam tendo mais problemas do coração
do que aqueles que raramente comem peixe. Os esquimós comem mais
peixe do que qualquer um e têm índices muito elevados de derrame
e enfarte.
Pasteurização
Lamentavelmente, a pasteurização também mata bactérias benéficas
como os lactobacilos acidófilos e destroem até 60% das
vitaminas solúveis em gordura (como as vitaminas A e E) e até 80%
das vitaminas solúveis em água (como as vitaminas B e C). A enzima
fosfatase, que ajuda o organismo a absorver o cálcio, também é destruída.
De acordo com alguns estudiosos, sem essa enzima, menos do que
50% do cálcio disponível no leite é absorvido pelo organismo.
(Daily Mail, 07.12.01)
O
leite de vaca não é o alimento perfeito
O leite de vaca é perfeito para o bezerro (isto é, se você tem
quatro estômagos e precisa dobrar o peso em 47 dias). Para o ser
humano, porém, o leite foi relacionado às doenças coronarianas,
alguns tipos de câncer, diabete e até osteoporose - aquelas mesmas
doenças que, segundo os produtores de leite, podem ser prevenidas
pelos laticínios! (A osteoporose é causada mais pelo excesso do
consumo de proteína do que pela falta de cálcio). Recebemos a quantidade
CERTA de cálcio do mundo vegetal.
|
|